top of page
  • Foto do escritorJoão Paulo de Sanches

Advogado do direito de família: veja por que contar com esse profissional

O advogado de direito de família cuida de questões jurídicas relacionadas a casamento, divórcio, guarda de crianças, pensão alimentícia, adoção, entre outros temas que envolvem a família.

Quando se trata deste assunto, é comum que as emoções estejam à flor da pele e a tomada de decisões se torne bem difícil.

Por isso, neste artigo, discutiremos a importância do advogado da vara familiar e como sua atuação te ajuda na resolução adequada de conflitos.

O que é direito de família?

O Direito de Família é uma área do Direito Privado que lida com conflitos e questões no âmbito familiar. Ele se baseia em diretrizes jurídicas que definem o conceito de família, considerando as mudanças sociais ao longo dos anos.

Os casos mais comuns dentro dessa área são:

  • casamentos;

  • uniões estáveis;

  • separações;

  • divórcios;

  • pensão alimentícia;

  • guarda e adoção de filhos; e

  • testamentos e inventários.

Também é importante citar que toda a regulação desses assuntos está prevista no Código Civil Brasileiro.

O que faz um advogado de direito de família?

Esse profissional é o responsável por lidar com um dos campos mais delicados do Direito: o de família e das sucessões.

Sua atividade é centrada em casos, tanto judiciais quanto extrajudiciais, que abrangem todos os pontos da esfera familiar, bem como a garantia dos direitos das crianças e dos jovens.

Essa área é considerada sensível devido à sua conexão com questões íntimas envolvendo a família, tais como divórcios, partilhas de bens, sucessões e inventários, dentre outras.

Principais áreas de atuação do advogado de direito de família

Existem diversos cenários em que um advogado especializado em direito de família pode atuar. Por isso, apresentamos abaixo os principais casos, juntamente com um breve cenário de cada um deles.

Como se trata de momentos deliciosos, a empatia e experiência do profissional fará toda a diferença. Lembre-se na hora de contratar.

Divórcio

Em caso de divórcio, é necessário verificar o regime de bens adotado e realizar a partilha, além de definir questões relativas à guarda, visitação e pensão alimentícia, caso haja filhos menores envolvidos.

Partilha de bens

A partilha de bens em um divórcio deve seguir o contrato de casamento e as leis aplicáveis, considerando os direitos de cada parte envolvida.

Além disso, esse processo pode ser emocionalmente desafiador, exigindo habilidades especiais do advogado.

Guarda de filhos

Nesse momento, é fundamental considerar o interesse do filho menor de idade e a capacidade financeira de cada um dos genitores.

O processo deve seguir as leis aplicáveis a essas situações, garantindo a melhor solução possível para todos.

Pensão alimentícia

O advogado de direito de família vai te ajudar em relação à pensão alimentícia, incluindo a orientação sobre direitos e obrigações e cálculo dos valores adequados.

Adoção

O advogado de família atua na adoção, orientando sobre o processo e seus requisitos legais, elaborando a petição inicial e acompanhando todo o processo judicial.

Ele também pode representar os interesses dos pais biológicos ou adotantes e atuar em processos de adoção internacional, auxiliando na obtenção de documentação necessária.

Investigação de paternidade

Nesse caso, o advogado atua representando o cliente interessado na ação, seja ele o suposto pai ou o filho.

Ele irá orientar sobre as possibilidades de provas, os prazos e as etapas do processo, além de acompanhar as audiências e elaborar as petições necessárias.

Inventário

O advogado de família atua em inventários prestando orientações sobre os procedimentos legais necessários, elaborando os documentos necessários para a partilha dos bens e acompanhando todo o processo, desde a análise dos documentos até a homologação da partilha.

Ele também pode representar os interesses dos herdeiros ou do inventariante, dependendo do caso.

Quanto custa um advogado de direito de família?

Não é possível estabelecer um valor padrão para os honorários advocatícios em casos de direito de família, pois cada caso tem um custo diferente.

O valor dos honorários será determinado com base na tabela de honorários da OAB do estado em que está o advogado.

Por isso, faça uma pesquisa e compare os valores e fale com os profissionais. Só assim você terá a certeza de estar contratando o advogado certo.

Dicas para escolher um advogado de direito de família

Na hora de escolher um advogado de direito em família alguns pontos são fundamentais. Por isso, avalie os seguintes pontos antes de contratar os serviços:

  • Pesquise a reputação do advogado, verificando se ele possui boas recomendações de outros clientes e se possui experiência na área de direito de família.

  • Verifique se o advogado possui formação e especialização na área de direito de família.

  • Converse com o advogado antes de contratá-lo, fazendo perguntas sobre sua experiência na área e sua forma de atuação.

  • Verifique os valores de honorários cobrados pelo advogado e se eles concordam com a tabela da OAB.

  • Certifique-se de que o advogado está disponível para atender suas necessidades e tirar suas dúvidas ao longo do processo.

  • Considere a localização do escritório do advogado, especialmente se precisar de atendimentos presenciais frequentes.

Quando procurar um advogado de direito de família?

Os serviços de um advogado família se tornam necessários para a resolução de problemas nesse âmbito, como a regulamentação de visitas ou o bloqueio de bens.

Em algumas ocasiões, as pessoas procuram um advogado para buscar informações sobre um assunto, como uma possível separação.

Em todos os casos, o advogado orienta e esclarece as dúvidas do cliente, e também pode fornecer conselhos preventivos para evitar futuros problemas.

Conclusão

Antes de contratar um advogado, é essencial verificar se ele possui experiência na área do direito de família e conhecimento atualizado da legislação e jurisprudência.

Isso permite que o advogado oriente o cliente com cautela diante de questões relacionadas à família, ajudando-o a tomar decisões informadas.

Por fim, clique aqui e fale com um advogado experiente e comprometido para te ajudar em questões delicadas.


Comments


bottom of page